quinta-feira, 16 de junho de 2011

TRADIÇÃO JUNINA QUE SE COME O ANO INTEIRO!



O mês de junho é marcado por fogueiras, danças, comidas típicas e muitas bandeirinhas coloridas que enfeitam as festas juninas por todo o país. Como esse mês é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados relacionados às festividades são feitas deste alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. Por esta razão selecionei algumas guloseimas que independente das comemorações desta época do ano, a gente adora degustar em qualquer época do ano.

CANJICA COM COCO

Ingredientes:

1 xícara de canjica
1 xícara de leite de coco
3 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
1 canela em pau

Modo de Preparo:


Coloque a canjica de molho em água fria por 8 horas. Escorra e coloque em uma panela com o leite e metade do açúcar. Adicione o pau de canela e leve à fervura em fogo baixo para que os grãos fiquem macios. Teste e se estiver no ponto adicione à panela o açúcar restante e o leite de coco. Ferva novamente para encorpar o líquido. Sirva quente salpicando com canela em pó.


ARROZ DOCE

Ingredientes:

1 xícara de arroz lavado e escorrido
4 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de água de rosas ou flor de laranjeira
1 colher de sopa de canela em pó

Modo de Preparo:


Numa panela, coloque o arroz e o leite. Misture leve ao fogo alto e deixe ferver. Reduza o fogo para brando e cozinhe, mexendo sempre com uma colher para a mistura não grudar no fundo da panela, por cerca de 50 minutos ou até o arroz ficar macio. Acrescente o açúcar e a água de rosas ou flor de laranjeira, misture bem e tire do fogo. Coloque o arroz-doce numa travessa, polvilhe com canela e sirva.


BOLO DE PINHÃO

Ingredientes/ glacê

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de suco de limão

Ingredientes /massa:

1 xícara (chá) de manteiga
1 lata de leite condensado
4 gemas
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de pinhão cozido, descascado e moído
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 claras em neve

Modo de Preparo:
Massa:


Bata a manteiga até ficar macia. Aos poucos, despeje o leite condensado até obter um creme. Sem parar de bater, junte as gemas, uma a uma, o sal, o pinhão, a farinha, o fermento e, por último, misture delicadamente às claras em neve. Coloque a massa em uma assadeira untada e leve ao forno por 30 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar.

Glacê:
Em uma panela, coloque o açúcar, o suco de limão e 2 colheres (sopa) de água quente. Leve ao fogo e mexa até obter uma mistura homogênea. Desenforme o bolo e cubra com o glacê.

Dica da Chef: Se quiser incrementar sua canjica, acrescente amendoim torrado e moído na receita. Se desejar substitua o açúcar da canjica por uma lata de leite condensado. Bom apetite!

Um comentário:

  1. Olá, Marcia
    Parabéns por suas receitas, eu fiz aqui em casa...e não posso deixar de elogiar!
    Todos amaram!!!
    Somos seus admiradores!

    Fmario e family!

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho... Vou adorar saber sua opinião!