segunda-feira, 30 de maio de 2011

Para comemorar o dia dos namorados que tal investir num cardápio afrodisíaco?




Sabores e aromas podem provocar uma infinidade de sensações deliciosas. Cheiros são capazes de marcar momentos e pessoas. Texturas também insinuam infinitas percepções. Na gastronomia, a junção bem feita desses elementos pode ser uma ótima pedida para casais apaixonados degustarem novas sensações e colocar uma pimentinha a mais no relacionamento e conquistar de vez seu parceiro ou parceira.

Como estamos nos aproximando do dia 12 de junho, data em que se comemora o dia dos namorados, que tal experimentar um cardápio diferente e preparado por você! Para uma comemoração especial qual seria a pedida? Que tal então experimentar algo afrodisíaco?

Os pratos afrodisíacos tornaram-se um mito. Na verdade a comida está ligada ao prazer e não é a toa que se relaciona a conquista. Existem diversas comidas que afloram e aguçam os nossos sentidos, assim como o toque especial que pode ser dado ao ambiente. Muitas pessoas são “presas” pela boca. Não há confirmações científicas quanto aos efeitos dos alimentos afrodisíacos, mas quem há de negar que um prato bonito e saboroso não funcione como um excelente estimulante para o amor?
Antes da minha sugestão gastronômica, relacionei algumas curiosidades sobre alimentos e especiarias que trazem a promessa de aumentar o apetite sexual; mas lembre-se que para sua noite ser perfeita é preciso criar um clima romântico. Pense em uma bebida apropriada e não se esqueça dos detalhes como a arrumação da mesa, as velas, as flores (dê preferência para as rosas vermelhas) e uma música envolvente e sensual. Depois de pensar nesses detalhes é hora de ir para cozinha e garantir um jantar inesquecível ao lado de quem você ama. Crenças à parte vale a pena experimentar!

Curiosidades sobre alguns alimentos e bebidas que trazem a promessa de aumentar o apetite sexual

Pimenta: Especiaria que potencializa a circulação sanguínea e eleva a temperatura do corpo. Há mais de 100 variedades de pimenta.

Anis Estrelado: Muito utilizado para aromatizar os pratos, já que possui um aroma forte e levemente doce. Os chineses adoram essa especiaria e, segundo a tradição, desperta o amor dos recém-casados.

Cebola: Seu poder afrodisíaco é conhecido desde a Antigüidade. Citado pelos hindus, em textos sobre sexo, também era utilizado por romanos, gregos e árabes. No Egito, os sacerdotes em celibato eram proibidos de comer cebolas, por causa de seu possível efeito. Já na França, era servida uma sopa de cebola aos recém-casados na manhã seguinte à noite de núpcias para restaurar a libido.

Mel: Conhecido como o néctar de Afrodite, ou seja, um manjar dos deuses. Era muito difundido na Grécia, participando de celebrações de casamento. A noiva grega recebia uma colher de mel, no dia do casamento, pois acreditava-se que assim sairiam apenas palavras doces de sua boca. É daí que vem a lua-de-mel. Além do conteúdo histórico, há no mel vitaminas B e C, bem como minerais do pólen das flores, que podem agir como estimulante da produção de hormônios sexuais.

Champanhe: É a mais apreciada das bebidas para essa ocasião. Sua propriedade afrodisíaca está relacionada com o exotismo que exerce a atração do brinde especial. Acompanhado de morangos é prazer na certa.

Ostras: Considerada a melhor comida afrodisíaca. São comidas cruas com limão e sal. As ostras possuem uma grande quantidade de zinco, que ajuda a fabricar a testosterona. Segundo consta, Casanova, um dos maiores amantes da história, comia grandes quantidades de ostra antes de encontrar suas amantes.

Açafrão: Pode tornar as zonas erógenas mais sensíveis, não se sabe ao certo o porquê. Muito usado por orientais, é o tempero chave em vários pratos eróticos.

Ovos: Para muitos povos, suas propriedades afrodisíacas são bem conhecidas. Vide os famosos ovinhos de codorna e as gemadas tão apreciadas.

Chocolate: É rico em serotonina, um químico que estimula a área no nosso cérebro ligada ao prazer, e em fenilalanina, o aminoácido que atua sobre o despertar e melhora a disposição. Saboreie optando sempre pelo chocolate mais preto que encontrar, isto é, mais rico em elementos afrodisíacos.

Baunilha: Seu poder afrodisíaco deve-se tanto pelo cheiro adocicado como pelo sabor. A palavra baunilha vem do espanhol vainila, um diminutivo de vagina, o que aumenta a crença de sua ligação direta às propriedades amorosas. Importante, procure usar o produto natural, pois a baunilha sintética, embora mais barata, é menos eficaz e pode enjoar. Uma boa dica é acrescentar a essência de baunilha dentro da banheira, num banho a dois, produz um suave efeito de estimulo amoroso.

Curiosidade: o termo "afrodisíaco" é utilizado desde o século I a.C. e deriva do nome Afrodite, deusa do amor na mitologia grega. Ela teria nascido da espuma do mar, depois de Cronos ter castrado seu pai e lançado os genitais na água.


SABORES PARA CURTIR A DOIS

Aperitivo: OVO DE CODORNA PICANTE

Ingredientes:

1 pitada de orégano

1 colher (chá) de vinagre

pimenta calabresa à gosto

1 pimenta dedo de moça picada

6 colheres (sopa) de azeite de oliva

48 ovos de codorna

1 colher (sopa) de salsinha picada

Sal a gosto


Modo de Preparo:


Cozinhe os ovos em água fervente por 10 minutos. Escorra e coloque imediatamente em uma tigela com água e gelo. Deixe esfriar completamente e descasque os ovinhos. Em um pequeno recipiente, coloque o azeite de oliva, vinagre, pimenta calabresa e dedo de moça e o sal. Misture bem e despeje sobre os ovos. Misture e salpique com salsinha e orégano. Leve à geladeira por 1 hora e sirva.


Prato Principal: CAMARÕES AFRODÍSIACOS

Ingredientes para o molho

2 colheres (chá) de gengibre fresco picado

1 pimenta malagueta sem as sementes

¼ de xícara de vinagre de vinho tinto

¼ de xícara de molho de soja

1 xícara (chá) de amendoim sem casca

1 colher (chá) de óleo de gergelim preto

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes do molho no liquidificador e bata até que a mistura vire um creme grosso e homogêneo. Com uma colher teste a consistência verificando se a mistura se desprende facilmente ou se ela custa a cair. Caso esteja densa demais, acrescente mais molho de soja. Reserve.

Ingredientes para o camarão:

20 camarões médios limpos

2 colheres (sopa) de azeite

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Esquente uma frigideira grande com o azeite e coloque os camarões salteando até que eles fiquem cozidos ao ponto. Tempere com o sal e a pimenta. Sirva em travessas separadas, de forma que se possam banhar os camarões no molho.

DICA DE CHEF: Sirva este prato acompanhado de uma salada de folhas verdes com lascas de alho desidratado e tomates cereja. Para dar um toque especial, derrame um fio de mel sobre as folhas da alface. Se você preferir espete os camarões nos espetinhos de churrasco para facilitar o serviço na hora da degustação. Para beber não deixe de servir um bom vinho frisante ou um champanhe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho... Vou adorar saber sua opinião!