segunda-feira, 25 de abril de 2011

VOCÊ SABE O QUE É PIXÉ?







Especialidade da culinária cuiabana, o pixé é uma farofa doce à base de milho torrado e moído, canela e açúcar, vendida em cones de papel ou potinhos de plástico. A farofinha de pixé pode ser usada para enriquecer doces ou mingaus ou simplesmente misturada ao leite e sucos, mas segundo a tradição cuiabana, muitos apreciadores da iguaria preferem comê-la pura. Simplesmente jogam um pouco na palma da mão e lambem. Mas é preciso cuidado, porque a farofa é seca e corre-se o risco de engasgar. Para muitos matogrossenses a iguaria é considerada afrodisíaca.

RECEITA DE PIXÉ

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de banha
2 e 1/2 xícaras (chá) de milho seco em grãos (de pipoca)
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó



Modo de preparo


Em uma panela, esquente um pouco a banha. Torre o milho em fogo médio, mexendo sempre, por 20 minutos ou até ficar dourado. Soque o milho no pilão até ficar bem triturado. Passe -o por uma peneira e misture com o açúcar, o sal e a canela. Coloque pequenas porções em cones de papel e sirva.

Receita: BOLO DE PIXÉ


Ingredientes:

3 ovos
1 ½ xícara (chá) e açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de pixé
½ xícara (chá) de fubá de milho
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata o açúcar o óleo e os ovos no liquidificador. Numa bacia acrescente a farinha de trigo, o pixé, o fubá, o suco de laranja e o fermento. Leve ao forno médio em forma de bolo, untada e enfarinhada por cerca de 30 minutos. Decore com a paçoca de pixé e uma calda de laranja se gostar.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho... Vou adorar saber sua opinião!