segunda-feira, 25 de abril de 2011

VOCÊ SABE O QUE É PIXÉ?







Especialidade da culinária cuiabana, o pixé é uma farofa doce à base de milho torrado e moído, canela e açúcar, vendida em cones de papel ou potinhos de plástico. A farofinha de pixé pode ser usada para enriquecer doces ou mingaus ou simplesmente misturada ao leite e sucos, mas segundo a tradição cuiabana, muitos apreciadores da iguaria preferem comê-la pura. Simplesmente jogam um pouco na palma da mão e lambem. Mas é preciso cuidado, porque a farofa é seca e corre-se o risco de engasgar. Para muitos matogrossenses a iguaria é considerada afrodisíaca.

RECEITA DE PIXÉ

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de banha
2 e 1/2 xícaras (chá) de milho seco em grãos (de pipoca)
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó



Modo de preparo


Em uma panela, esquente um pouco a banha. Torre o milho em fogo médio, mexendo sempre, por 20 minutos ou até ficar dourado. Soque o milho no pilão até ficar bem triturado. Passe -o por uma peneira e misture com o açúcar, o sal e a canela. Coloque pequenas porções em cones de papel e sirva.

Receita: BOLO DE PIXÉ


Ingredientes:

3 ovos
1 ½ xícara (chá) e açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de pixé
½ xícara (chá) de fubá de milho
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata o açúcar o óleo e os ovos no liquidificador. Numa bacia acrescente a farinha de trigo, o pixé, o fubá, o suco de laranja e o fermento. Leve ao forno médio em forma de bolo, untada e enfarinhada por cerca de 30 minutos. Decore com a paçoca de pixé e uma calda de laranja se gostar.





















Um comentário:

  1. Marcia Mesquita, eu segui tua receita ao pé da letra, eu fiz o pixé com milho de pipoca, tal qual indica tua receita, e depois fiz o bolo conforme vc indica, ele cresceu muito e foi aí que a massa começou a derramar para fora da forma é lógico que com isso solou meu bolo. (te conto que o aroma que exalou da minha cozinha enquanto assava o bolo foi maravilhoso, pena que meu bolo solou)

    Bom depois do que te contei acima aparecerão algumas dúvidas, que estão a seguir

    1º) PRIMEIRA DÚVIDA.- A consistência da massa é mais para espessa ou mais para líquida?

    2º) SEGUNDA DÚVIDA - A quantidade de ingredientes que vc colocou na tua receita, é para uma forma média ou grande?


    3º) TERCEIRA DÚVIDAS? .- Antes de chegar na pergunta, quero te comentar que as fotos que vi na internete sobre este bolo vi que fazem na forma de buraco, por isso te pergunto, se pode fazer em qualquer tipo de forma, por exemplo tabuleiro ou forma de buraco.

    De antemão muito obrigada
    Que Deus te abençoe hoje é sempre

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho... Vou adorar saber sua opinião!