segunda-feira, 28 de março de 2011

VOCÊ SABE O QUE É NOUVELLE CUISINE ??



A cuisine nouvelle, ou nouvelle cuisine, foi criada nos anos 70 como uma reação à culinária tradicional. Esse tipo de cozinha é caracterizado por tempo de preparo menor, molhos mais leves e porções menores, apresentadas de forma refinada e decorativa. O movimento Nouvelle Cuisine começou efetivamente no ano de 1972, por dois críticos gastronômicos, Henri Gault e Christian Milau, com o propósito de incentivar uma apresentação mais natural e simples da comida. Este movimento foi formado através de uma campanha publicitária com novas receitas e uma nova ética, apesar da idéia em si não ser nova. Defensores da nouvelle cuisine, rejeitam o excesso de riqueza, complicações e pratos indigestos que eles consideram não serem mais apropriados para uma geração consciente dos cuidados com a saúde com relação ao comer em excesso, principalmente comidas gordurosas. Levando isto em conta – e o aumento do consumo de comidas industrializadas – eles expuseram a autenticidade e a simplicidade de cozinhar. Os nouveaux cuisiniers defenderam um conceito – seus teoristas até falaram de uma visão mundial – que combinava as profissões de medicina e dietética. Suas principais linhas a serem seguidas eram:

* absoluto frescor dos ingredientes,

* luminosidade e harmonia natural nos acompanhamentos,

* simplicidade no modo de cozinhar.

Isso significa menos gordura, nenhuma ligação com farinha, sem misturas indigestas e sem pratos “mascarados”. Ao invés disso, eles inventaram molhos leves, baseados em sucos de carne, gado, essências e temperos, vegetais preparados, e então seus sabores naturais foram retidos; e uma cozinha rápida, sem gordura, permitindo à comida reter alguma da sua própria textura. Tem ligação com cozinha seca, no forno ou na grelha, cozinhar por fervura lenta, cozinhar em banho-maria ou papillote (invólucro de papel usado para assar principalmente carnes. Preserva os aromas e sucos do alimento - termo francês). Todavia, na prática, nouvelle cuisine em seu auge foi caracterizada por pequenas porções, arrumada em grandes pratos elegantemente apresentados com molhos e mínimos acompanhamentos. Os vegetais crocantes brilharam em suas cores naturais e formas decorativas, carnes cortadas em finas fatias, mousses aerados acompanhados de um peixe rosa e firme; enquanto purês de vegetais se transformam na estrela do repertório culinário.


Os dez mandamentos da "nouvelle cuisine" (1973)

por Henri Gault e Christian Millau


01- Não cozerás demais

02- Utilizarás produtos frescos e de boa qualidade

03- Tornarás leve teu cardápio

04- Não serás sistematicamente modernista

05- Buscarás, entretanto o que te proporcionam as novas técnicas

06- Evitarás vinhas-d’alho, fermentações, etc

07- Eliminarás molhos com manteiga

08- Não ignorarás a dietética

09- Não usarás truques para melhorar tuas apresentações

10- Serás inventivo (criativo)



Um comentário:

  1. Minha professora solicitou um trabalho sobre "Nouvelle Cuisine" e encontrei o seu na internet e esta me ajudando muito e achei maravilho os 10(dez) mandamentos, muito obrigada, neste momento eu faco um Curso Tecnico de Restaurante e Bar na instituicao **CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO PROFISSIONAL JOE' FIGUEIREDO BARRETO ** ARACAJU/SE. Meu nome e: YERE ROSA

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho... Vou adorar saber sua opinião!