sábado, 5 de março de 2011

PINTADO NA CROSTA DE CASTANHA DO BRASIL COM PURÊ DE BANANA DA TERRA E VINAGRETE DE LARANJA LIMA


INGREDIENTES:

Para o peixe

1 kg de filé de pintado em posta sem pele
Azeite para grelhar
Sal, pimenta do reino, limão e alho para temperar

Para a crosta

50 g de castanha do Brasil moída
50 g de pão de forma (só o miolo)
35 g de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Para o vinagrete

40 ml de suco de laranja-lima
10 ml de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Para o purê

1 quilo de banana da terra cozida e amassada
Sal a gosto
2 colheres de (sopa) de manteiga
200 ml de leite
60 g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

PEIXE -
Tempere o peixe com sal, pimenta e alho e grelhe com um fio de azeite. Acrescente a crosta, coloque numa assadeira e leve ao forno por 10 minutos. Retire do forno e reserve mantendo aquecido.

VINAGRETE – Leve ao fogo o suco da laranja até ferver. Retire do fogo e deixe esfriar, adicione o azeite , o sal e pimenta. Transfira para o liquidificador e bata até ficar homogêneo. Em seguida passe por uma peneira. Reserve.

PURÊ DE BANANA – Cozinhe as bananas (com as cascas) em um pouco de água até que fiquem bem molinhas, amasse com um garfo e faça um purê mais firme.

CROSTA – Quebre bem as castanhas e coloque numa tigela. Junte o pão de forma e esmigalhe. Junte a manteiga, sal e pimenta a gosto. Misture bem os ingredientes para dar "liga" e espalhe sobre uma placa e leve ao frezeer. Deixe gelar um pouco e acomode em cima do peixe a crosta moldando segundo o tamanho da posta. Leve o peixe ao forno para tostar a crosta. Retire e monte o prato.

MONTAGEM – Num prato disponha o purê e acomode por cima uma posta do peixe já com a crosta crocante. Despeje em cima do peixe um pouco do vinagrete e nas laterais do prato para dar um "toque". Se desejar espalhe pedaços de castanha tostada para acompanhar. Sirva a seguir com um vinho branco de sua preferência.




Um comentário:

  1. Muito bem, o que li por aqui gostei! A nossa mente sempre é fértil em imaginar a forma como descrever as nossas coisas para que os outro possam, assim, lerem. Já não morro à fome... te encontrei. Vou-te seguir e perseguir, rsrs. Me segue também em:

    http://www.congulolundo.blogspot.com/
    http://www.minhalmaempoemas.blogspot.com/
    http://www.queriaserselvagem.blogspot.com/

    Um abração e bom carnaval.

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho... Vou adorar saber sua opinião!