sábado, 12 de março de 2011

ANTEPASTO DE BERINJELA, SABOROSO COMO ENTRADA OU ACOMPANHAMENTO EM QUALQUER REFEIÇÃO


Escolhi como ingrediente principal esta semana uma hortaliça originária da região da Índia que se adapta facilmente ao clima tropical; a berinjela. Apreciada por muitos, a berinjela conquista o nosso paladar por ser um alimento rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3. Possui também uma boa quantidade de sais minerais, tais como, potássio, cálcio, ferro cobre e magnésio. É pouco calórica, sendo que cada 100 gramas possui apenas 20 calorias. A berinjela possui ainda propriedades laxantes e digestivas e é muito utilizada na culinária (frita, cozida, grelhada e em saladas). A nossa receita de hoje é muito fácil mas exige um preparo antecipado pois seu sabor fica mais concentrado e muito mais gostoso. Anote a receita:

ANTEPASTO DE BERINJELA NO PÃO ITALIANO

INGREDIENTES

3 berinjelas cortadas em cubos

1 pimentão verde picado

1 pimentão vermelho picado

1 pimentão amarelo picado

3 tomates picados

3 cebolas picadas

1 xícara de chá de azeite

½ xícara de chá de vinagre

Sal a gosto

1 colher de sopa de orégano

2 dentes de alho amassados

150 g de azeitona verde cortada em fatias

Cheiro verde picado a gosto

2 folhas de louro

12 mini pães italiano (redondo)

MODO DE PREPARO:

Em um refratário coloque as berinjelas, os pimentões, os tomates e as cebolas. Em seguida, tempere a mistura com o azeite, vinagre, sal, orégano e o alho amassado. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos. Feito isso, retire-o do forno e acrescente as azeitonas fatiadas, o cheiro verde picado e o louro, e leve novamente ao forno para secar, mexendo sempre, por cerca de 35 minutos. Enquanto isso corte as tampas dos pães e retire o miolo. Para finalizar, retire as folhas de louro da berinjela e recheie os pães com o antepasto. Decore com azeitonas e sirva.

DICA DE CHEF: Na hora de comprar a berinjela dê preferência às que se apresentam firmes, de cor roxa uniforme e lustrosa.As berinjelas devem ser guardadas em geladeira, dentro de sacos plásticos, assim se conservam em bom estado por 2 semanas.As pessoas tem o hábito de mergulhá-las em água e sal antes de seu preparo,mas esse procedimento anula o sabor do legume e grande parte de suas propriedades nutritivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho... Vou adorar saber sua opinião!