terça-feira, 25 de janeiro de 2011

DIA 29 ESTÁ CHEGANDO... É HORA DE COMER O NHOQUE DA FORTUNA...


UMA DELICIOSA TRADIÇÃO ITALIANA QUE VC PODE PREPARAR QUALQUER DIA


Você sabe de onde vem o costume de comer nhoque todo dia 29 de cada mês? De onde surgiu essa apetitosa tradição? Confira porque e quando tudo isso começou e não deixe de apreciar mais uma saborosa receita pra você degustar não só no dia 29, mas também quando estiver com aquela vontade...
A origem mais difundida sobre a tradição que diz que comer nhoque no dia 29 de cada mês, refere-se à chegada de um frade andarilho em uma pequena localidade italiana, em um dia 29. Na ocasião, ele pediu um prato de comida a uma família da localidade que apesar de grande e pobre, não negou comida a ele. Repartiram o nhoque, ficando cada pessoa com sete pedacinhos. Após saborear o delicioso nhoque, o frade agradeceu e partiu. Quando foram recolher os pratos, descobriram que em baixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso se convencionou chamar todo dia 29 de "dia do nhoque da fortuna", acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, e comer os sete pedacinhos em pé, para depois comer à vontade.
Agora que você já conhece um pouco deste saboroso prato italiano, aproveite e prepare essa deliciosa receita que tenho certeza vai agradar toda a família!

Receita: Nhoque da Fortuna

Ingredientes:

1 kg de batatas cozidas
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo inteiro
3 xícaras de chá de farinha de trigo
Sal a gosto

Modo de preparo:

Numa vasilha, coloque a batata para cozinhar. Depois de cozida passe ainda quente pelo espremedor a batata. Já espremidas acrescente a manteiga e o ovo levemente batido. Mexa bem com uma colher para que se misturem. Coloque a farinha aos poucos e mexa até desgrudar das mãos. Enrole a massa, formando um cordão comprido. Corte com uma faca pedaços pequenos (de mais ou menos 2 cm). Coloque para cozinhar em água fervente com um pouco de azeite. Quando o nhoque subir, retire com uma escumadeira. Coloque em um refratário untado com um pouco de azeite. Jogue o molho de sua preferência por cima. E queijo parmesão. Leve para gratinar. Decore com folhas de manjericão fresco ou salsinha picada. Sirva a seguir.

Sugestões de molho: Você pode fazer um delicioso molho ao sugo, bolonhesa, de frango, de camarão, de queijo, molho bechamel, etc. Conforme seu paladar pedir você pode fazer os nhoques variando os molhos.

Dica de Chef: Tradicionalmente o nhoque é feito de batata. Mas você pode variar o prato fazendo um delicioso nhoque de arroz, de ricota, de mandioca, de batata doce, de semolina e de abóbora. Outra variação é fazer o nhoque recheado. Com a palma da mão abra um pedaço da massa, sempre trabalhando com um pouco de farinha. Recheie com o refogado de sua preferência ou até mesmo só um pedaço de queijo. Feche as bordas em formato comprido (como um grande bolinho) ou bem redondinho. O procedimento do cozimento é o mesmo. Fica uma delícia!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho... Vou adorar saber sua opinião!